quarta-feira, 25 de junho de 2014

Feriadão no Camping Dona Esmeralda



No feriado de Corpus Christi decidimos ir para Pousada Dona Esmeralda, fica em São Jose do Barreiro há 264 km de São Paulo.

O camping conta com uma área plana para as barracas, os banheiros são muito bons, sempre bem limpinhos e com uma boa quantidade de cabines, restaurante, parquinho, sala de jogos, quadra de vôlei, lago de peixes e bica de água potável , além de 9 suítes para aqueles que não querem acampar.












Fizemos um pacote para feriado no valor de  R$110,00 por pessoa com direito a noite de pizza e noite do hot dog.





Chegamos e fomos recepcionados pela Dona Esmeralda, optamos naquele dia não realizar nenhum passeio e curtir o próprio camping e montarmos nossa casinha com tranquilidade e foi que aconteceu montamos a barraca, almoçamos ( Almoço mega bom de gostoso!!!) pagamos 20,00 por pessoa e a Estela (8 anos) pagou meia, um verdadeiro banquete com direito a suco de capim santo colhido na hora e tilápias fritas que o próprio camping cultiva.




No jantar comemos bolinho de bacalhau e tomamos um bom vinho oferecido no camping e fomos descansar para programar nosso dia de passeio.

Na sexta fomos para Parque Serra da Bocaina, só de ir, já é incrível o visual  da serra, é possível ir de carro de passeio a estrada pelo menos nesse dia estava ótima, são 26 km do centro da cidade de São Jose do Barreiro. O parque é considerado como o Paraíso do Trekking no Brasil, tem varias trilhas entre elas a mais famosa, a Trilha do Ouro, porém estávamos com a mascote da família (Estela) que nunca havia feito uma trilha se quer em toda sua longa vida de 8 anos rsrs, ficamos preocupados mas optamos para conhecer a trilha da Cachoeira do Santo Isidro, 1,5 km de trilha, já sabendo que em algum momento teríamos que carrega-la , ainda bem que isso não aconteceu!

A ida foi extremamente tranquila o visual da cachoeira é fantástico, segundo o próprio orientador do parque é a mais bonita e realmente é demais, na volta por ser mais íngreme tivemos mais dificuldade, mas a Estela aguentou firme e forte começou a reclamar de cansaço somente no final da trilha e nem precisou ser carregada UFA!

















Voltamos para camping e a noite seria dia de fogueira e pizza.



No dia seguinte decidimos conhecer a Cachoeira da Usina, é possível por dentro do próprio camping, fazer uma trilha e chegar até a cachoeira, mas como queríamos ir a Fazenda dos Coqueiros em Bananal decidimos ir de carro e de lá seguimos rumo ao nosso destino, a estrada é tranquila possível ir de carro de passeio, somente na volta que tivemos um pequeno obstáculo rsrs.








Continuamos o passeio com destino a Fazenda dos Coqueiros fica 5 km antes da cidade de Bananal pela Rodovia dos Tropeiros, lá fomos recebidos pela Beth, proprietária da Fazenda que nos contou a historia da época que os escravos viviam lá, ficamos impressionados com a senzala que ela manteve e com o poço da tortura sem dor, o valor da entrada pelo passeio por pessoa foi de R$10,00.



Sobre a senzala a Elisa (pessoa que nos guiou ) conta que o Barão pedia para que os escravos ficassem todos juntos em baixo da sala de jantar para que aquecesse sua família no inverno.



O poço da tortura sem dor se deu pelo o fato do Barão não querer perder por alguns dias algum dos seus escravos, pois se fossem para o tronco ficaria impossibilitados fisicamente para a lavoura, então nesse poço ele amarrava suas mãos nessa argola de ferro, juntava dejetos (esgoto) da casa e cobria o escravo com esses dejetos, se ele não falasse o que queria morria afogado em esgoto.




Na cozinha segundo Elisa (guia) teria uma lenda, havia uma escrava enterrada no local, devido um parto, ela teve hemorragia, mas mesmo assim teve que servir um jantar que o Barão oferecia, não suportando o sangramento desmaiou na sala de jantar onde também morreu, a Baronesa como forma de alerta aos outros empregados enterrou a escrava na cozinha, deixando claro que não poderiam ficar doentes nem morrer em jantares servidos pelo Barão. Mas tarde, Beth (proprietária da fazenda) precisou fazer uma reforma na cozinha e retirar terra onde encontrou um femur humano e essa historia deixou de ser uma lenda.



Almoçamos em Bananal (fica a 46 km de São José do Barreiro) e voltamos para o camping afinal teria a noite do Hot Dog.

No domingo já partiríamos, então decidimos explorar mais um pouco o camping e chegamos a conclusão que precisamos voltar no verão, a piscina é demais, pena que apesar do tempo quente, a água estava muito gelada.

Fica aqui nossos agradecimentos ao Camping Dona Esmeralda e a todos que nos trataram muitíssimo bem, retornaremos com toda certeza a esse camping onde fizemos grandes amigos.

http://www.pousadadonaesmeralda.com.br/

Os Polatos.








































































Um comentário:

  1. Parabéns pelo belo passeio, tenho vontade de conhecer este camping pois todo mundo fala muito bem. Abraço.

    ResponderExcluir